domingo, 9 de junho de 2013

Meu Primeiro Beijo - Autor Antonio Barreto



Situação de Aprendizagem  sugerida para 6º ano-Ensino Fundamental - GRUPO 2

 Meu Primeiro Beijo -   Autor: Antonio Barreto

 Cursistas: Rosa Marlene Frata Carvalho, Marta Izabel M. G. Bigaram , Mônica de Lourdes Porto de Almeida da Matta , Vanessa Barcelos ,Cleuza Aparecida Simões 

1-Tempo previsto: de 6 a 8 aulas

2-Público alvo: 6º ano

3-Conhecimento prévio:

a) Apresentar o tema.

b) Roda de conversa.

c) Quem já deu o primeiro beijo?

4-Leitura:

a) Leitura silenciosa.

b) Leitura coletiva.

c) Leitura feita pelo  professor, para que o aluno possa perceber as informações  implícitas e o que está nas entrelinhas ,de acordo com a entonação do professor.

5-1) Atividades da leitura proposta:

-identificação do gênero textual;

-identificar o foco narrativo com trechos do texto.

-observar se o texto está escrito em prosa ou em verso (aproveitando o momento para explicar a diferença entre os dois tipos de texto),lançando perguntas como:o que é verso/estrofe/rimas;

-identificação do parágrafo onde se deu o beijo;

-por que será que o garoto tinha o apelido de “Cultura Inútil”?

-sabendo que essa crônica, foi publicado no livro “Balada do primeiro amor”, como você explicaria o título?

-retirar pequenos fragmentos do texto e trabalhar: substantivos, verbos, adjetivos.

5-2) Ficha organizativa : título, autor, tema, gênero, fonte.

-quando e onde acontece a história?

-com quem ela viveu essa experiência?

-aponte quando a menina, no texto, muda de opinião sobre o garoto;

-fazer a síntese oral e escrita do texto;

-apreciação pessoal (reflexão).

5-3) Intertextualidade:

A- Música:

Velha Infância
Você é assim
Um sonho pra mim
E quando eu não te vejo
Eu penso em você
Desde
o amanhecer
Até quando eu me deito...
Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo
É o meu amor...
E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
A gente brinca
Na nossa velha infância...
Seus olhos meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só...
Você é assim
Um sonho pra mim
Quero te encher de beijos
Eu penso em você
Desde
o amanhecer
Até quando eu me deito...
Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo
É o meu amor...
E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
A gente brinca
Na nossa velha infância...
Seus olhos meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só...
Você é assim
Um sonho pra mim
Você é assim...
Você é assim...
Você é assim...
-"Você é assim
Um sonho pra mim
E quando eu não te vejo
Penso em você
Desde
o amanhecer
Até quando me deito
Eu gosto de você
Eu gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo
É o meu amor"
- Comparar o texto em prosa de Antonio Barreto com a música dos Tribalistas.

- Relacionar semelhanças entre os dois textos

- O texto trata de tema cotidiano?

- Fazer um relato pessoal.

- Fazer um texto instrucional (receita culinária) com o tema:” O primeiro beijo”

B- Aula de inglês

Música: My first kiss   ( trabalhar vocabulário e interpretação, além de oralidade)

C- Trabalhando com imagens relacionadas ao texto


                                                                                                                       O Beijo -Romero Britto

          Kate Middletom e Príncipe William,  obra encomendada pelo príncipe, na época, para agradar ” sua princesa”.

- Relacionar a imagem não verbal, de Romero Britto, com a linguagem verbal do texto.

- Pesquisar  outras imagens com este tema.

Trabalhar o filme “ O primeiro Beijo”


- Na sua opinião, há uma idade ideal para o primeiro beijo, um lugar apropriado? Justifique. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário